quinta-feira, 30 de julho de 2009

ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO PARTE 1

ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO

PARTE 1

Por: Johel alvez Bright

De onde vem a nossa inspiração para escrever? De onde tiramos nossas ideias? Baseado nos teóricos Sid Field, Henrik Ibsen e Lajos Egri, dentre outros, traçarei para vocês todo o processo da escrita de um roteiro cinematográfico.

Estes teóricos falam de três fontes básicas, de onde tiramos nossas ideias, de onde vem nossa inspiração. São elas:

1. VIVÊNCIA – As nossas experiências e as de outras pessoas são grandes fontes de ideias para um roteiro, mas é preciso treinar a nossa capacidade de observação. Aprender a observar de modo profissional e registrar os fatos ocorridos. Tudo o que vivemos ou experimentamos pode servir de tema para um filme. Um bom exercício é você observar seja em um ônibus, metrô ou qualquer outro lugar em que haja muitas pessoas, o modo como essas pessoas interagem e escrever depois exatamente como elas falam, como elas se comportam, reagem, etc. Claro que muitas coisas você vai perder se deixar para anotar depois, talvez seja interessante ter um pequeno bloco de anotações e as coisas mais importantes que você observar, anotá-las no momento, mas de modo discreto, não permitindo que desconfiem que você está anotando o que elas fazem ou falam. Outro exercício também interessante é você observar e anotar todos os seus sonhos. E para finalizar a parte de vivência, observar todas as coisas que acontecem com você, tudo aquilo que você vivencia durante o dia. Estes exercícios farão com que sua memória se desenvolva também. Observar profissionalmente é muito difícil e requer grande concentração, mas depois de um tempo tudo fica mais fácil.

2. LITERATURA – A literatura é uma grande fonte de inspiração para filmes também e é importante lermos muito, pois a leitura estimula em muito a nossa criatividade sem dizer que também é um modo de contato com outras culturas.

Podemos ter um roteiro adaptado, baseado ou inspirado em algum livro.

a) No roteiro adaptado, a linha central da história jamais poderá ser modificada. Não podemos também modificar a moral dos personagens principais e nem secundários.

b) No roteiro baseado, o personagem continua com a sua moral, mas podemos mudar a moral da história apenas para o bem.

c) No roteiro inspirado, não precisamos ser tão fiéis à obra ou à vida da pessoa, no entanto, mesmo sendo um roteiro inspirado, nós não podemos deturpar a moral da personagem ou da pessoa, no caso do roteiro ser inspirado na vida de alguém (Pelé, Lula, Xuxa, “meu vizinho”, etc).

3. CRIATIVIDADE OU IMAGINAÇÃO – É impossível criar ou imaginar alguma coisa simplesmente do nada. Você precisa ter referenciais para poder criar e a ferramenta que você vai usar para isso é a observação que por sua vez irá alimentar a sua memória e vai permitir a imaginação. A sua vivência, a vivência de outras pessoas, a leitura de livros, o contato com outras culturas, tudo isso é o que vai servir de combustível para a criatividade. Constantin Stanislavsky, em um de seus livros, fala da coisa mais importante de todo o método que é o Adestramento (aprimoramento) do Indivíduo, ou seja, que ele deve conhecer de tudo. Esse Adestramento do Indivíduo é o que sustenta tudo, pois se você vai se expressar de algum modo, suas próprias relações com a vida, todas as ideias e emoções que sua experiência acumulou, transparecem de algum modo e é por isso que o indivíduo deve procurar ampliar seu conhecimento do mundo, da gente que nele vive, de seu próprio caráter e suas inter-relações.

É extremamente importante para todo artista, não importando a sua função (ator, diretor, escritor, etc), conhecer na íntegra o método de Stanislavsky, tendo como leitura obrigatória, no mínimo os 3 livros mais importantes: A preparação do ator; A construção da personagem; A criação de um papel.

Bom meus queridos amigos, por hoje é só, espero que tenham gostado. Na próxima semana estarei dando continuidade aos nossos estudos de roteiro cinematográfico. Quero contribuir com isso para a formação de grandes roteiristas. Gostaria que vocês deixassem os comentários para eu ter um feedback do meu trabalho e possa assim ter um estímulo para seguir com esse trabalho. Um forte abraço a todos e até a próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário